Hemorroida: o que é e quais os tratamentos
As hemorroidas são veias localizadas ao redor do ânus ou do reto que se inflamam ou dilatam. Durante o movimento intestinal, essas veias dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal.
Porém, o coloproctologista Dr. Eron Miranda explica quando as hemorroidas se tornam um problema para algumas pessoas. “Todos nós nascemos com as hemorroidas, mas ao longo da vida algumas pessoas passam a ter a dita doença hemorroidária, que é a manifestação clínica de alguns sintomas que levam os pacientes a procurar ajuda”.
Entre os sintomas, além de dores e sangramento na região, estão queixas de saliências, umidade, coceira (prurido anal), associado a um ou outro sintoma.
Causas
Entre as causas que provocam a manifestação da doença hemorroidária, estão aqueles pacientes que têm constipação intestinal, ou seja, intestino preso, e forçam demais na tentativa de evacuar. “Os vasos sanguíneos da área, ao serem agredidos constantemente, podem sair, ficar mais inchados e dilatados como se fossem pequenas varicoses. Isso leva o paciente a ter inchaço na região do ânus, sangrar e ter dificuldade de higienização na região”, alerta.
Prevenção e tratamento
A prevenção da hemorroida acontece pela normalização dos hábitos intestinais. Além disso, o paciente não deve adiar a vontade de evacuar.
O tratamento, por sua vez, inclui uma série de novas atitudes, incluindo mudanças de hábitos de vida, combate ao sedentarismo, manter o peso ideal e ter alimentação equilibrada, incluindo ingestão adequada de fibras e líquidos. “O tratamento por pomadas, analgésicos e anti-inflamatórios pode ser indicado em alguns casos, mas sempre com indicação médica”.
Cirurgia
Se o tratamento não surtir efeito, é possível que haja indicação cirúrgica para o caso. Mas isso deve ser avaliado caso a caso pelo médico coloproctologista. Dr. Eron a importância do paciente procurar um médico especialista na manifestação de sangramento.
“Na consulta, o médico vai estabelecer os critérios e sinais de alerta para fazer uma investigação mais detalhada. Mas no exame proctológico, o coloproctologista vai poder identificar a causa do sangramento e, na maioria das vezes, vai poder explicar e tranquilizar o paciente sobre a melhor solução”, avalia.
Confira na íntegra a entrevista que o Dr. Eron Miranda concedeu para a Sociedade Brasileira de Coloproctologia sobre o assunto.
Excelente profissional e ótima pessoa, cuida da minha saúde a mais de dez anos, devo meu bem estar e qualidade de vida a ele.